CARTA DE ESCLARECIMENTO !!!

Publicado: 19 de abril de 2011 em News

Caríssimos Colegas e Amigos,

Diante dos últimos fatos e assuntos em evidência envolvendo minha pessoa como autor de uma citação estipulando tempo máximo para a realização de uma cirurgia, com divulgação ao público de massa através de um importante veículo de comunicação no país; sirvo-me da presente, não como advogado de minha própria causa, mas com hombridade para esclarecer os fatos para meus colegas de profissão que se sentiram ultrajados com este pronunciamento.

Apesar de, em um diálogo, estarmos cientes da existência de um emissor da mensagem e mutuamente de um receptor, é sabido por todos que a mídia, por vezes, até por uma limitação técnica compreensível, interpreta de forma errônea um pronunciamento médico verbal ou escrito.  É este o caso!

Em nenhum momento houve a citação afirmativa do tempo cirúrgico, pois, sendo profissional da área, preceptor de serviço de ensino, tenho a plena convicção e respeito às habilidades de qualquer profissional, seja ele iniciante ou veterano.

A polêmica induzida em torno desta questão, até mesmo a valorização deste assunto e o desagrado de colegas é por mim assimilada, sendo absolutamente respeitada, mas esta não foi a intenção deste médico.

A experiência ao longo dos 50 anos de profissão, passando pela presidência e conselho da SBCP, preceptor de ensino em cirurgia plástica, coordenador da Comissão Científica para Segurança Médica e como organizador de um grande evento no meio cientifico nacional e internacional, me conduzem a compartilhar informações úteis com a nossa classe, seja por meio de trabalhos científicos, eventos ou até mesmo em um documento com dados sobre segurança dentro de um procedimento cirúrgico. Sempre no sentido de resguardar a nossa profissão, tão digna e constantemente vilipendiada.

O tema “Segurança” esteve presente nas últimas três edições do Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica. Exercer a medicina é, nos dias de hoje, ato de dedicação e fé no ser humano. Estou certo de que os colegas sabem das nossas lutas diárias na Área da Saúde.

Esta mesma maturidade me leva a expressar que fui entrevistado e que houve uma interpretação equivocada de minha fala e de minha intenção, pois “cartilha” mencionada, em seu conteúdo oficial, não faz nenhuma citação sobre “tempo de cirurgia”.

O material lançado em Março passado durante o XX Simpósio internacional de Cirurgia Plástica foi elaborado com base em literaturas de grande reconhecimento, não só da cirurgia plástica, mas de todas as especialidades envolvidas em nossa atuação.

Fui injustamente apontado como um profissional que faz uso da ciência para minha promoção pessoal. Sinto-me absolutamente desprovido de tais interesses, a maior prova disso é que indiquei o contato da SBCP e me recusei a fornecer o endereço pessoal. Tenho plena convicção que colegas que se utilizam de pequenas oportunidades como esta para desagregação e “trampolim político” em meio a nossa classe, é que estão diante de tais pretensões pessoais, sendo mais oportunista e rápido fazer uso da ocasião.

A cartilha de “Segurança em Cirurgia Plástica” poderá ser útil como sugestão, para quem lhe convier. A experiência, habilidade e segurança são condutas pessoais, individuais de cada profissional e considero ainda inexistente qualquer instrumento que tenha o condão de mudar estes conceitos.

Aceito de forma positiva as críticas mesmo sendo construtivas ou não, pois estarei fazendo uso delas para meu aprimoramento pessoal e científico.

Sem mais,

Ewaldo Bolivar

Deixe um comentário

